As belezas e características das tatuagens em aquarela

A tatuagem em aquarela, ou watercolor tattoo, é um estilo relativamente novo que está conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. Ela reproduz na pele o efeito que a aquarela produz em uma tela e ganhou grande destaque em 2014 através das redes sociais, principalmente por aplicativos como o Instagram e o Pinterest.

Tatuagem Aquarela / Tattoo Aquarela

Por outro lado, o estilo já faz parte do trabalho de profissionais da área há dois anos ou mais, como é o caso de Felipe Eric Lourenço, tatuador desde dezembro de 2012. Eric trabalha no estúdio Tattoo You e  teve suas tatuagens repostadas por páginas populares do Instagram, como o “Inspiration Tattoo”, o que favoreceu bastante seu trabalho e aumentou a procura pelos seus desenhos. Desde então, o que ele mais tem feito são tatuagens em aquarela e realismo.

“Aquarela é algo mais moderno: é uma arte mais livre, sem regras, visando algo mais abstrato e bonito de se ver com harmonias de cores. A tatuagem tradicional já é diferente: há regras de desenho para serem seguidas, proporções e cores. Tudo depende de você ter o controle do que está manuseando e do estilo que você está trabalhando”, conta Eric.

Tatuagem Aquarela / Tattoo Aquarela

Segundo o tatuador, a tattoo em aquerala não é uma “técnica”; você apenas tem que pintar no estilo aquarela e ver como as manchas se formam. “Eu misturo um pouco de manchas projetadas com movimento e um pouco de manchas abstratas. Valorizo muito o degradê e faço uma aplicação mais sólida, trabalhando com vários tons da mesma cor para dar um parecer de que ela está mais fraca”, afirma.

O tatuador Dersão, por sua vez, faz tatuagens em aquarela há dois anos e trabalha no estúdio DerLu Tattoo situado no bairro da Mooca, em São Paulo. Ele afirma que o profissional da área precisa saber fazer aquarela no papel e, a partir daí, passar a aprender as diferenças dessa pintura na pele.

Tatuagem Aquarela / Tattoo Aquarela

Outra diferença apontada é a questão do material usado: para a tattoo em aquarela, a tinta tem que ser mais diluída e o tatuador precisa perfurar a pele de forma leve. “Além disso, a cicatrização da tatuagem em aquarela é mais fácil do que a cicatrização da tatuagem tradicional, pois a ‘agressão’ na pele é menor. Muitas vezes, somente a pomada cicatrizadora já é suficiente”, afirma Dersão.

O tatuador afirma que todos os tipos de pele permite fazer tatuagem em aquarela, porém, quanto mais clara for sua pele, mais ‘vivas’ ficarão as cores. Em compensação, em peles negras ou queimadas de sol, geralmente é preciso usar cores mais fortes para ajudar na pigmentação. “Dá para fazer em apenas uma sessão, mas dependendo do tamanho ou do efeito desejado, é preciso marcar mais visitas ao estúdio”, finaliza.

Nota do redator: Matéria de junho 2015, escrita para o Jornal Expressão da Universidade São Judas Tadeu. Você pode ler a versão online do jornal CLICANDO AQUI.

Watercolor Tattoo: a nova moda das tatuagens
Watercolor Tattoo: a nova moda das tatuagens

Compartilhe nas suas redes sociais!

Comentar Via Facebook

Comentários

Eduardo Silva
About Eduardo Silva 89 Articles
Jornalista. Gosto de raposas, Nutella e boas playlists no Spotify!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*