Crítica: Em “Lust For Life”, Lana Del Rey apresenta um álbum quase feliz

Ao contrário de seus trabalhos anteriores, a cantora mostra seu desejo de viver em letras que abordam o amor, a busca pela felicidade e até conflitos políticos.

Lana Del Rey lança nesta sexta-feira (21) seu 5º álbum de estúdio, Lust For Life. Com 16 faixas, o álbum conta com participações de The Weeknd, ASAP Rocky, Stevie Nicks e Sean Ono Lennon. Segundo a cantora, seus últimos álbuns foram mais introspectivos e agora ela está buscando passar uma mensagem positiva para os fãs, encorajando-os a nunca desistir de encontrar o amor e a felicidade.

Desejo pela vida

Conhecida por suas letras bem elaboradas, estilo vintage e uma aura sombria, Lana Del Rey alcançou o sucesso mundial com os álbuns Born To Die (2012), Ultraviolence (2014) e Honeymoon (2015) e rapidamente se tornou um ícone da música indie/pop/alternativa. Em 2014, quando ela disse em uma entrevista que “Queria estar morta”, a frase rapidamente virou um bordão entre seus fãs e desde então passou a ser sua marca registrada.

Em Lust For Life (que pode ser traduzido como “desejo” ou “tesão” pela vida), Lana nos entrega um disco timidamente mais feliz e positivo, mantendo – é claro – suas letras melancólicas que falam sobre amores trágicos. A capa do álbum, inclusive, mostra uma Lana Del Rey sorridente com um semblante tranquilo, algo bem diferente do estilo que estamos acostumados a ver.

Ao ouvi-lo pela primeira vez, é possível entrar em um clima feliz e inspirador, mas também bastante sexual (a música Cherry que diga). A sonoridade do disco é bastante parecida com os álbuns anteriores, inovando sutilmente com algumas músicas no estilo folk ou hip hop.

A primeira faixa, Love, que foi o primeiro single do novo trabalho, fala sobre a importância de ser livre, jovem e apaixonado. É o tipo de mensagem que se segue nas demais faixas do CD. Groupie Love (com participação do rapper ASAP Rocky) e Beautiful People Beautiful Problems (com participação de Stevie Nicks), por exemplo, são duas ótimas músicas românticas capazes de despertar o amor em nós.

A faixa que carrega o nome do álbum, Lust For Life (com a participação do cantor The Weeknd), é outra música doce, romântica e sensual. Também é o segundo single do álbum. Aqui, Lana deixa de ser dramaticamente apaixonada e dá lugar a uma interprete apenas “apaixonada”, mostrando como ficamos bregas quando estamos amando. O videoclipe, lançado em maio deste ano, tem fortes referências a Hollywood e seus filmes de amor. Assista:

Felizmente (ou o aposto disso), a Lana cheia de drama também aparece nas letras do Lust For Life – a exemplo da faixa 13 Beaches onde ela canta: “Dói amar você, mas eu ainda te amo / É assim que eu me sinto / E eu estaria mentindo se eu estivesse escondendo o fato de não conseguir lidar”. Ou Tomorrow Never Came: “Você disse que me amava como se não houvesse amanhã / Eu acho que o amanhã nunca veio”.

As faixas God Bless America – And All the Beautiful Women In It e When The World Was At War We Kept Dancing vêm para mostrar que o álbum também é bastante diversificado. Ambas falam sobre conflitos políticos nos EUA: “É o fim da América? Não, é apenas o começo”.

Passando por 15 músicas perfeitamente compostas, Lana Del Rey fecha o Lust For Life com Get Free (muito semelhante à música “Creep” da banda Radiohead, aliás) que traz um ar feliz e inspirador como uma espécie de luz no final do túnel – e ainda com direito a sons de gaivotas sobrevoando o mar no final. É uma ótima hora para dar um repeat no CD e ouvi-lo novamente, se deliciando de cada segundo e cada verso composto por ela.

Nota: 4,5/5

Lust For Life – Tracklist

1. Love
2. Lust For Life
3. 13 Beaches
4. Cherry
5. White Mustang
6. Summer Bummer
7. Groupie Love
8. In My Feelings
9. Coachella – Woodstock In My Mind
10. God Bless America – And All The Beautiful Women In It
11. When The World Was At War We Kept Dancing
12. Beautiful People Beautiful Problems
13. Tomorrow Never Came
14. Heroin
15. Change
16. Get Free

Ouça no Spotify:

Compartilhe nas suas redes sociais!

Comentar Via Facebook

Comentários

Related posts

Leave a Comment