O universo da música gospel no Brasil

A música gospel é um gênero que expressa louvor e adoração através de ritmos tradicionais como blues, soul music e, ocasionalmente, estilos relacionados ao pop rock. O estilo, que também é conhecido como música evangélica, cresce a cada dia no cenário nacional, conforme você pode acompanhar na reportagem de Laís Souza.

Abaixo, confira a transcrição:

Anos 80. A música gospel começa a dar os seus primeiros passos no Brasil. Em São Paulo, surgem alguns nomes como o Grupo Elo (que depois se tornou Grupo Logos), Voz da Verdade, Asaph Borba, Vencedores por Cristo e Adhemar de Campos.

Na época, eram conhecidos apenas por quem frequentava o meio evangélico e não havia diversidade de ritmos musicais. Cantores como Mattos Nascimento, Álvaro Tito, J. Neto e Shirley Carvalhaes tocavam apenas nas igrejas.

Na década seguinte, o apóstolo Estevam Hernandes e sua esposa, bispa Sonia, trouxeram o termo gospel para o Brasil com o pioneirismo da gravadora Gospel Records, que facilitou a introdução do rock no meio cristão. Daí surgem as bandas Resgate, Oficina G3, Katsbarnea, Troad, Actos 2 e Fruto Sagrado.

Quem fala mais sobre sua história com o meio gospel e a Banda Troad é o guitarrista e produtor musical Déio Tambasco.

Déio Tambasco: Em 1990 eu servi o quartel e, depois que eu saí de lá, eu estava afastado de igreja. Quando eu voltei para a igreja, fiquei sabendo que um grupo chamado Troad estava fazendo testes e mandei um vídeo [para eles]. Era um grupo da Igreja Renascer que estava crescendo na época. Fiz o teste e passei. Fiquei um ano com esse grupo, depois a banda Katsbarnea me convidou e aí eu passei a tocar com ela.

Com o passar dos anos, novos ritmos foram surgindo e, com eles, novos nomes. É o caso de Aline Barros e vários grupos de louvor, entre eles: Renascer Praise, Diante do Trono, Santa Geração e Comunidade da Zona Sul. O cenário hoje é completamente diferente.

Com mais de 1 milhão de views no YouTube, o cantor Thiago Grulha fala sobre o cenário do gospel atual.

Thiago Grulha: Eu acredito que o cenário hoje é mais profissional, trabalha com músicos e com tantos outros artistas que desenvolvem suas vidas com mais esmero na arte, gente que vive somente de música, se dedica a isso e, por ter condições de viver dela e se dedicar a ela, alcançam níveis de excelência que antigamente não eram possíveis.

A cantora e apresentadora de televisão Priscilla Alcantara, com sua nova música Espírito Santo atingiu a marca de 10 milhões de views no YouTube¹. Priscilla explica qual é o verdadeiro sentido da música gospel.

Priscilla Alcantara: A música gospel tem ganhado bastante força e isso me alegra muito, afinal a intenção, de acordo com as letras, é realmente passar o amor e a verdade de Jesus, independentemente de religião, então eu fico muito feliz em ver a proporção que a música gospel tem tomado no Brasil e no mundo.

É um meio que passou por muitas mudanças e está em constante mudança, tanto na qualidade como também a gente pode perceber que hoje a música gospel e a música cristã invadiram todos os ritmos. Hoje em dia tem até funk cristão, coisa que antigamente as pessoas tinham certo preconceito e receio de fazer, mas hoje isso não existe mais.

E é muito legal, cada um tem se expressado da sua forma, mas passando uma mensagem positiva, uma mensagem de Jesus, que é o que deve caracterizar a música gospel – e não o ritmo em si. A minha expectativa é que isso realmente continue acontecendo e que a música gospel continue sendo propagada, atingindo não só o meio religioso, mas a todo mundo.

¹A reportagem foi gravada entre outubro e novembro de 2015. Atualmente, o vídeo da música Espírito Santo tem 14.704 visualizações no YouTube.

Nota: O programa Universidade no Ar é uma parceria da Universidade São Judas Tadeu com a Rádio CBN. Esta edição foi produzida no último semestre do curso de Jornalismo, com créditos especiais para minha parceira de trabalho, Laís Souza, responsável pelas entrevistas com Déio Tambasco, Thiago Grulha e Priscilla Alcantara.

Compartilhe nas suas redes sociais!

Comentar Via Facebook

Comentários

Eduardo Silva
About Eduardo Silva 89 Articles
Jornalista. Gosto de raposas, Nutella e boas playlists no Spotify!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*