Sugestão de leitura: Rainbow Rowell

Se você é o tipo de pessoa que gosta e se aprofunda em leituras onde os personagens poderiam facilmente te representar na vida real, os livros da Rainbow Rowell são perfeitos para você! A ex-jornalista norte-americana escreve histórias para/sobre jovens e adultos com delicadeza e sensibilidade única. Dois de seus livros (Eleanor & Park e Fangirl) já foram listados pelo The New York Times entre os melhores do ano em 2013.

Ao todo, já são cinco livros publicados. No Brasil as publicações são feitas pela Editora Novo Século e podem ser encontradas com facilidade tanto em lojas físicas como em lojas online como a Amazon, que disponibiliza também e-books.

A Rainbow tem um diferencial que pode enriquecer e muito a leitura: ela cria playlists em sua conta no Spotify de todos os seus livros, como trilhas sonoras, com músicas muitas vezes listadas nas histórias e outras que a inspiraram na criação das mesmas!

Conheça abaixo um pouco mais sobre cada trabalho e entre de vez no universo da Rainbow aproveitando também as playlists!

ANEXOSANEXOS (2011): É o primeiro livro publicado da autora e conta a história, de Lincoln O’Neill, um agente de segurança da internet que detesta o trabalho de monitorar e-mails, e Beth Fremont, uma jornalista que não se importa nem um pouco com esse monitoramento e troca infinitas informações com a amiga Jennifer Scribner-Snyder. O único trabalho de Lincoln é advertir as pessoas quando algo como palavrões ou outros assuntos surgem nos e-mails em horário de trabalho, o que ele não consegue fazer com Beth e Jennifer, se apegando a elas e suas histórias, enfiando os pés pelas mãos quando se pega apaixonado por Beth. Anexos, além de muitos outros aspectos, chama atenção de modo divertido ao abordar entre os anos de 1999 e 2000 a mudança na forma de trabalho e até em convivência geral em uma nova era com computadores, internet e seus “perigos”.

 Playlist Beth | Playlist Lincoln

 

ELEANOR & PARKELEANOR & PARK (2013): Segundo livro publicado pela autora, é possivelmente uma das histórias mais aclamadas e mais fofas escritas pela Rainbow. Eleanor é uma garota que se sente desajustada, fora dos padrões e com uma família problemática. Park é um garoto descendente de coreanos, tranquilo, que foca nas suas histórias em quadrinhos e em sua paixão por punk rock. Quandos eles se encontram pela primeira vez no ônibus escolar, Eleanor é obrigada a sentar-se ao lado de Park por não haver mais lugar algum disponível. O que a princípio parece ser um martírio e um silêncio constrangedor entre os dois, aos poucos se torna uma troca de revistinhas de X-men e Watchmen, fones de ouvido compartilhados e sentimentos recíprocos. É uma história sobre primeiro amor, sobre as descobertas que isso acarreta, mas não se engane: também tem espaço para corações partidos e a tristeza de nem sempre conseguir o que se quer.

Playlist Eleanor & Park Soundtrack | Playlist Eleanor & Park Inspiration

 

FANGIRLFANGIRL (2013): Lembra quando você era mais novo e adorava escrever fanfiction com seus personagens favoritos de séries, filmes e livros? Quem nunca, não é? Se você guarda com carinho essa parte da sua adolescência, você vai se apaixonar pela Cath! Cath e Wren são irmãs gêmeas, fãs da série de livros de Simon Snow (talvez você perceba a semelhança com um certo bruxinho que fez parte da nossa vida por um bom tempo). Para Cath, ser fã é parte fundamental da sua existência e a mesma gira toda em torno disso. Mas as coisas ficam complicadas quando, prestes a entrarem na faculdade, a irmã de Cath não a quer como companheira de quarto, além de deixar toda essa história de fanfiction de lado. Desolada e sem saber o que fazer, Cath se pega sozinha em uma importante etapa, precisando se abrir para novas pessoas e criar coragem para escrever sua própria história.

Playlist Cath | Playlist Levi | Playlist Simon/Baz

 

Ligações_CAPA.inddLIGAÇÕES (2014): Depois de Eleanor & Park e Fangirl tratarem de romances adolescentes, Rainbow volta com um romance adulto em ‘Ligações’. Georgie e Neal são casados e se amam, mas ambos sabem que a relação dos dois está estagnada há tempos. Com uma viagem de Natal programada para Omaha, onde reside a família de Neal, Georgie recebe uma proposta de trabalho irrecusável, desistindo de viajar com o marido e os filhos. Para a sua surpresa, Neal pega as crianças e viaja mesmo assim, sem ela. Quando Georgie se pergunta se finalmente o casamento deles está arruinado, durante a ausência de Neal e dos filhos ela descobre algo inacreditável que poderia salvar seu casamento: uma forma de se comunicar com seu marido no passado. Então Georgie passa a conviver com a dúvida se salvar a relação é algo que ela realmente quer ou se tudo não seria melhor caso eles nem ao menos tivessem se casado.

Playlist ACT I | Playlist ACT II | Playlist ACT III

 

CARRY ONCARRY ON – Ascensão e Queda de Simon Snow (2015): Se você chegou até aqui, já percebeu que Simon Snow é um nome familiar, não? Pois bem, a Rainbow dá sua cartada mágica aqui: se em Fangirl você teve um contato básico com o universo de Simon Snow, aqui você terá um livro inteiro dando continuidade na história do “pior Escolhido que alguém já escolheu”, que passa por um ano catastrófico na Escola de Magia de Watford. Além de todos os problemas com entidades e monstros, Simon agora lida com sua namorada – agora ex -, e seu colega de quarto nada agradável, Baz. Apesar de viverem em pé de guerra, Simon e Baz não conseguem evitar que acontecimentos os unam e que, consequentemente, acabem precisando lidar com os sentimentos um pelo outro. SIM, UM PELO OUTRO! A forma com que a Rainbow conduz a história a partir de seu ponto de vista em como seria o rumo de Simon e Baz caso os livros de Gemma T. Leslie fossem escritos por ela é impossível de não se apaixonar!

Playlist Carry On, Simon | Playlist Carry On, Baz

 

Você acha que terminamos por aqui? Para a sua, a minha e a felicidade geral da nação, além desses livros a Rainbow Rowell também já teve alguns contos publicados! São eles:

O PRESENTE DO MEU GRANDE AMORO PRESENTE DO MEU GRANDE AMOR  (2014): A também escritora de romances adolescentes, Stephanie Perkins, compilou doze contos de Natal de diversas autoras do mesmo segmento, entre elas está a Rainbow. Vale a pena conferir e conhecer um pouco mais de quem escreveu esses contros presentes na publicação feita pela Editora Intrínseca.

 

UNIVERSOS E AFINSUNIVERSOS AFINS (2016): Escrito pela Rainbow para o World Book Day, Universos Afins se trata de um conto geek com um tema conhecido em todas as galáxias: Star Wars. O mais novo filme da série está para estrear e a jovem Elena corre para o cinema para garantir ingresso para o filme. Chegando lá, ela se depara com apenas mais duas pessoas que, assim como ela, levam o ritual da fila bem a sério. É uma breve história de como, em tempos modernos, coisas simples como compartilhar a fila com pessoas que sentem o mesmo que você pelo que você gosta valem muito mais a pena do que simplesmente comprar ingressos para tudo online. O único defeito aqui é, definitivamente, ser apenas um conto de 96 páginas! Universos Afins será publicado no Brasil ainda em Janeiro desse ano pela Editora Novo Século, e sites como Saraiva e Livraria da Travessa já tem o produto em pré-venda.

Para mais informações e atualizações da autora, acompanhe suas redes sociais!
A Rainbow está no Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr e também em seu site.

Boa leitura!

Compartilhe nas suas redes sociais!

Comentar Via Facebook

Comentários

Related posts

Leave a Comment